segunda-feira, 11 de setembro de 2017

                                                  VOCAÇÃO Á VIDA CONSAGRADA



                                     Os desafios e Comprometimentos da Vida Consagrada





A vida consagrada diz respeito a toda a Igreja; não é uma realidade isolada e marginal. A vida religiosa está colocada no próprio coração da Igreja. Ela é um elemento decisivo para a sua missão, já que exprime a íntima natureza da vocação cristã e a tensão da Igreja-Esposa para a união com o único Esposo. A vida consagrada faz parte da vida, santidade e missão da Igreja.
A profissão dos conselhos evangélicos coloca os consagradas como sinal e profecia para a comunidade dos irmãos e irmãs para o mundo.



                                                                O PROFETISMO

A missão profética da vida consagrada vê-se provocada por três desafios principais lançados á própria Igreja, e esses desafios tocam diretamente os conselhos evangélicos de castidade, pobreza e obediência, estimulando a Igreja, e de modo particular as pessoas consagradas, a por em evidencia e testemunhar o seu significado antropológico profundo.




                                                      CONFIGURAR-SE A CRISTO

Na verdade, a opção por esses conselhos, longe de constituir um empobrecimento de valores autenticamente humanos, revela-se antes como uma transfiguração destes. A profissão de castidade, pobreza e obediência torna-se uma admoestação a que não se subestimem as feridas causadas pelo pecado original, e, embora afirmando o valor dos bens criados, relativiza-os pelo simples fato de apontar Deus como o bem absoluto.



                                                              VOCAÇÃO FECUNDA

Ainda ecoam fortes as admoestações recentes do Papa Francisco aos religiosos e religiosas acerca da sua missão no mundo. " Desculpem-me se falo assim, mas é importante esta maternidade da vida consagrada, esta fecundidade! Que esta alegria da fecundidade espiritual anime vossa  existência, e  sejam mães como a figura da Mãe Maria e da Mãe Igreja ", afirmou. " Mas, por favor, ( que seja ) uma castidade fecunda, uma castidade que gere filhos espirituais na Igreja. A consagrada é mãe, deve ser  mãe. não uma ' solteirona ', acrescentou.




                                               O RESSUSCITADO NOS IMPULSIONA





Sim, o Papa Francisco nos anima a sermos fecundos na missão, no anúncio, no testemunho do Evangelho. Nosso Senhor Jesus Cristo nos disse :  " Não tenhais medo " ( MT 28, 5 ). Como ás  mulheres na manhã da Ressurreição, nos é repetido : " Por que buscam entre os mortos aquele que está vivo ? " ( LC 24, 5 ). Os sinais da vitória de Cristo Ressuscitado nos estimulam enquanto suplicamos a graça da conversão e mantemos viva a esperança que não defrauda.


                                 (  ORDEM DE SÃO BENTO - MONGES BENEDITINOS )


                                                        MARCADOS PELO AMOR


O que nos define não são as circunstancias dramáticas da vida, os sofrimentos pelos quais passamos, as incompreensões que muitas vezes são impostas em nossas caminhadas, nem os desafios da sociedade ou as tarefas que devemos empreender, mas todo o amor recebido do Pai, graças a Jesus Cristo, pela unção do Espirito Santo. Esta prioridade fundamental é a que tem presidido todos os nossos trabalhos que oferecemos a Deus, á nossa Igreja, o nosso povo, a cade um dos homens e mulheres a quem somos enviados, enquanto elevamos ao Espirito Santo nossa súplica para que redescubramos a beleza e a alegria de ser cristãos.


                                  ( ORDEM DE SÃO BENTO - MONJAS BENEDITINAS )



                                         TODOS SOMOS CHAMADOS A MISSÃO

Aqui está o desafio fundamental que contrapomos : mostrar a capacidade da Igreja de promover e formar discípulos que respondam á vocação recebida e comuniquem em todas as partes, transbordando de gratidão e alegria, o dom do encontro com Jesus Cristo, o Redentor. Não temos outro tesouro a não ser este.


               ( MISSIONÁRIAS DA CARIDADE - DE SANTA TERESA DE CALCUTÁ )


                                                                   O SERVIÇO

Não temos outra felicidade nem outra prioridade que não seja sermos instrumentos do Espirito de Deus na Igreja, para que Jesus Cristo seja encontrado, seguido, amado, adorado, anunciado e comunidade a todos, não obstante todas as dificuldades e resistências. Este é o melhor serviço -  seu serviço, querido religioso, querida religiosa, a quem quero agradecer o seu delicado e dedicado serviço, Deus seja louvado! - que a Igreja tem que oferecer ás pessoas e nações.



                                       (  FONTE : FORMACAO.CANCAONOVA.COM )




Nas fotos deste post estão fotos de alguns dos inúmeros carismas que o Espirito Santo suscitou na nossa amada Igreja Católica Apostólica Romana. Se você sente no seu coração essa inquietação, procure algum Instituto, Ordem ou Congregação e faça a maravilhoso experiencia do discernimento vocacional para descobrir a santa vontade de Deus em sua vida.


                                                        ( ORDEM CISTERCIENSE )



                         ( ORDEM CARMELITA DESCALÇA - MONJAS CARMELITAS)



                                                         (  ORDEM DAS MERCES )




                    ( INSTITUTO SECULAR DAS IRMÃS DE MARIA DE SCHOENSTATT )



                                            ( SALESIANOS DE SÃO JOÃO BOSCO )




  (  CONGREGAÇÃO DO SANTÍSSIMO REDENTOR - MISSIONÁRIOS REDENTORISTAS )



                       ( ORDEM DOS MINISTROS DOS ENFERMOS - CAMILIANOS )


      ( ORDEM DOS FRADES MENORES CONVENTUAIS - FRADES FRANCISCANOS )


                           ( CONGREGAÇÃO IRMÃS OBLATAS DO MENINO JESUS)

                            ( ORDEM DOS PREGADORES - FRADES DOMINICANOS )


(  CONGREGAÇÃO DOS SAGRADOS ESTIGMAS DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO - ESTIGMATINOS )


                                    ( CONGREGAÇÃO DOS LEGIONÁRIOS DE CRISTO )


( ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE FIÉIS DE DIREITO PONTIFÍCIO ARAUTOS DO EVANGELHO ).




Nenhum comentário:

Postar um comentário