sexta-feira, 20 de outubro de 2017

                                                            VOCAÇÃO LAICAL



                          LEIGOS ( AS ) : DISCÍPULOS ( AS ) MISSIONÁRIOS ( AS )




" Os cristãos leigos são homens e mulheres da Igreja no coração do mundo, homens e mulheres do mundo no coração da Igreja " ( DA 210.).

João Paulo II dizia-nos " a Evangelização do Continente não pode realizar-se hoje sem a colaboração dos fiéis leigos " ( EAM 44).

Celebraremos em todas as comunidades agosto como mês das vocações. A primeira semana é dedicada á vocação sacerdotal, a segunda á família, a terceira aos religiosos ( as ), a quarta semana aos cristãos leigos e leigas. Será um momento especial de ação de graças por muito trabalho realizado e proposta a todos para que sejam discípulos missionários.
O Documento de Aparecida retoma e reafirma as posições do Concílio Vaticano II de que os leigos são membros efetivos do povo de Deus e são Igreja. Duas são as dimensões da vocação laical.
Primeiramente, os leigos são chamados a exercer diversas ações na comunidade eclesial e em diferentes formas de apostolado. Devem dar seu testemunho de assumir diversos ministérios e serviços na evangelização, na catequese, na animação de comunidades, na liturgia, dentre outros ( Cf. DA 211). A outra dimensão é a de atuar no mundo, " a vinha do Senhor ", com a tarefa de ser fermento, sal e luz seja pelo testemunho seja pela ação transformadora na construção da sociedade justa e solidária, conforme os critérios evangélicos. Essa missão específica deve ser vivenciada pelos leigos na politica, na realidade social, na economia, nos meios de comunicação, nos sindicatos, no mundo do trabalho urbano e rural, na cultura, na família em tantas outras realidades ( Cf EN 70 e DA 210).



PARA REALIZAR SUA MISSÃO, COM COMPETÊNCIA E RESPONSABILIDADE, OS LEIGOS " NECESSITAM DE SÓLIDA FORMAÇÃO DOUTRINAL, PASTORAL, ESPIRITUAL E ADEQUADO ACOMPANHAMENTO PARA DAREM TESTEMUNHO DE JESUS CRISTO E DOS VALORES DO REINO NA VIDA SOCIAL, ECONÔMICA, POLITICA E CULTURAL " ( DA 212 ).




O protagonismo dos leigos está presente na caminhada da Igreja por intermédio de todos os seus fiéis e de suas lideranças que promovem e levam á frente a tarefa da evangelização sempre em união com seus pastores.



Para contribuir nesse processo a CNBB possui uma Comissão Episcopal para o Laicato que tem como função, na Igreja do Brasil, promover a vocação e missão, formação e espiritualidade dos leigos, bem como sua organização e atuação na Igreja e na sociedade. Fazem parte da Comissão Episcopal do Laicato os Setores Leigos, Juventude, CEBs, CNLB ( Conselho Nacional dos leigos do Brasil ) e todos os movimentos eclesiais. A Comissão tem relação de comunhão com o CNLB - Conselho Nacional do Laicato do Brasil e com os Movimentos e Associações Laicais. O CNLB  congrega os Conselhos  Regionais, movimentos, associações laicais, pastorais e outros organismos de leigos. Os CNLBs regionais e diocesanos são importantes, pois articulam os leigos em toda a tarefa da evangelização.
São expressões vivas e dinâmicas da presença e da força dos leigos nas comunidades.
Ao celebrar as vocações dos cristãos leigos e leigas queremos expressar nossa mais profunda gratidão por tantos homens e mulheres que, vivendo sua fé, testemunham seu amor a Jesus Cristo e á Igreja, na dedicação de seu tempo a serviço dos demais irmãos. Deus abençoe tantas iniciativas de transformação social e presença evangelizadora nas comunidades, paróquias, dioceses e na sociedade.
O Documento de Aparecida, ao apresentar a vocação dos leigos ( n. 210 ), afirma  " Os fiéis leigos e leigas, discípulos e missionários, são luz do mundo". Sim, discípulos missionários. Sempre aprendendo como discípulos e missionários porque comunicando o amor de Deus aos irmãos para construir juntos um mundo mais justo e fraterno.




Vamos agradecer a Deus tantos leigos e leigas, catequistas, dizimistas, lideranças  que estão em nossas pastorais, nos organismos, no movimentos, nas CEBs, nas pastorais da juventude e nos movimentos juvenis construindo o Reino de Deus e buscando uma nova sociedade. Sempre precisamos de " muitos leigos e leigas no coração do mundo e muitos leigos e leigas no coração da Igreja".


                                (   FONTE : HTTP:\\FORMACAO.CANCAONOVA.COM )



             Último post a respeito das vocações em nossa Santa Igreja, celebrado no mês de agosto, sede santos como o vosso Pai do céu é Santo, assim nos ensina o Senhor Jesus.






Nenhum comentário:

Postar um comentário